segunda-feira, 25 de julho de 2011

Saae investe em projeto piloto para garantir água para cidade



O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Campo Maior – SAAE está lançando o Projeto Piloto Água no Chuveiro. Segundo o diretor do órgão, Fernando Miranda, antes o desafio em alguns pontos mais elevado da cidade era água durante o dia nas torneiras, após algumas medidas emergenciais em muito locais a água já está chegando. “Agora estamos lançando o desafio água no chuveiro”, disse, destacando que também em alguns locais onde as famílias há muito tempo não sabiam mais o que era tomar banho no chuveiro porque o líquido nunca subia para as caixas e nos canos, agora já desfrutam deste direito. Nas proximidades do Patronato Nossa Senhora de Lourdes é um dos locais.
“O problema de falta de água em Campo Maior é muito complexo e o que vai resolver são os projetos que já enviamos para o Ministério das Cidades: Projeto para a construção de esgoto, tubulação novas e a construção de uma adutora que trará água da Barragem de Corredores por gravidade através do rio Jenipapo e reservará água em uma estação de tratamento próximo à Catanada”, explicou Fernando Miranda.
O projeto que irá mudar o sistema de abastecimento de água de Campo Maior já está no Ministério das Cidades e a Prefeitura de Campo Maior e a direção do SAAE estão aguardando o sinal verde para que seja concretizada a ação.
“O prefeito Paulo Martins esteve recentemente em Brasília e se reuniu com vários membros da bancada piauiense, como também com senadores para sensibilizá-los e juntos fazerem frente á causa, que será feita através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2”, destacou Miranda.
Enquanto o projeto não é liberado, o diretor do SAAE disse que a população de Campo Maior que sofre com falta de água não pode esperar. “Daí, optamos em por em prática este projeto piloto com o Sistema Simplificado de Captação e Reservação. O primeiro,  construímos em regime de comodato, em parceria com a Loja Maçônica Araújo Chaves, que cedeu o terreno, na Rua Santa Maria com a Minas Gerais, centro”, declarou.
Neste projeto o SAAE gastou com recursos próprios recursos da ordem de R$ 37.360,00, construído um reservatório com capacidade de 40mil metros cúbicos de água, que dá para abastecer a população do entorno, que há mais de 30 anos sofre com falta de água.
“Esta é uma solução emergente, nos reunimos com o corpo técnico e tomamos a decisão, é somente um complemento para não faltar água durante o dia. Nossa intenção é ampliar o sistema simplificado, o SAAE está mapeando as regiões onde há problema de falta de água por conta do relevo. Este sistema foi um trabalho de toda a equipe do órgão, e será inaugurado no dia 08 de agosto por ocasião do aniversário de emancipação política do município”, enfatiza Fernando Miranda.

Fonte:ASCOM/PMCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário