sexta-feira, 16 de março de 2012

Quem tem medo da verdade?


Quem mente desavergonhadamente para tentar enganar os outros tentando passar suas mentiras como se verdade fossem? Participei de uma reunião ontem, na qual ouvi da boca de um cidadão uma dessas mentiras, que o próprio sabe que é mentira, mas ele disse a coisa com tanta convicção que até ele acreditou, coitado... Campo Maior é um lugar pequeno e aqui ainda prevalece uma lógica cruel que é facilmente resumida assim: espalhe mentiras como sendo verdades, que "cola"... Ou como diz um amigo chegado: aqui se destrói a imagem e reputação dos outros e leva-se uma vida para se desfazer essa imagem, em vão... Um político muito conhecido, hoje não exatamente na crista da onda, espalhava na cidade, quando tinha poder de ser ouvido e levado a sério, boatos sobre a sexualidade de seus adversários; ouço frequentemente referências a esse tipo de coisa e fico cá com meus botões, me perguntando, quem é e quem não é o que dizem que os outros são? Como tenho mais coisas com que me ocupar, não perco muito tempo com isso, mas uma coisa me deixa estarrecido: é impressionante como funciona essa coisa de espalhar mentiras na cidade...

3 comentários:

  1. Uma sociedade não desenvolve mazelas como essas de mentiras serem ou virarem verdades porque foi o "dr. fulano" que disse e tal... Isso tudo é, a meu juízo, resultado de desmandos a frente de cargos públicos como prefeituras, deputanças e vereanças, onde não existia compromisso com o interesse público, na gestão da coisa pública, de tal maneira que se desenvolveu essa cultura de que a verdade na qual acredito não passa da mentira que alguém tem interesse que seja tida como verdade. Assim, eu não roubei, eu não me locupletei, eu não mal-versei recurso público, porque eu sou eu e boi não lambe... Difícil é tirar da cabeça das gerações que se sucedem ao sabor dessa mentalidade predadora, que não é assim que as coisas devem ser... Aqui eu tenho a triste sensação de que ninguém ou quase ninguém acredita que vale a pena e deva ser feita a coisa certa... Apesar do progresso havido na gestão pública do município nos últimos tempos, dentro da própria administração pública do município, pessoas se comportam como se a coisa pública fosse coisa sua, simplesmente porque eu votei no prefeito, sou amigo dele, tenho que me apoveitar disso e me dar bem, etc., etc.... Tou certo ou tou errado, Sinhôzinho Malta?

    ResponderExcluir
  2. Quem tem medo da verdade?
    Responda depressa quem se acha esperto
    Quem sabe de tudo que é certo na vida
    Porque a cara feroz das mentiras pode trazer tanta felicidade
    Porque na hora da grande verdade o povo se esconde se esquece.
    A sua pergunta cai bem quanto aos questionamentos feitos na letra da música dos compositores Sá e Guarabyra, Verdades e Mentiras.Este cidadão a que você se refere, com certeza a cara feroz das mentiras lhe traz felicidades.E a felicidade deste pobre coitado é sustentada pela mentira.E o povo? Bom, o povo, às vezes faz até questão de acreditar no que diz certas figuras, mesmo sabe ser um mentiroso.E aí a história, como diz a letra da música, em Campo Maior, na hora da grande verdade o povo se esconde se esquece.Se esconde com vergonha, se esquece que ele é o grande protagonizador da história.Esquece que tem o poder.Poder de incontinenti afastar estas figuras da vida pública.
    E a nossa hipocrisia faz até esquecermos de que às vezes as mentiras ajudam a viver, e ficamos a cobrar a verdade de tudo e de todos.

    ResponderExcluir
  3. Pinuca,
    Que foto mais assustadora. Digna dos comentaristas anônimos, linguarudos e mentirosos.

    ResponderExcluir