segunda-feira, 5 de março de 2012

I CONFERÊNCIA REGIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Campo Maior sediou na sexta-feira, 02 de março, a I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento que faz parte das Ações comemorativas dos 250 anos do município é coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COMUDDE em parceria com a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência – SEID e as Secretárias Municipais de Desenvolvimento Social – SEMDES e de Educação.
A abertura solene da Conferência contou com as presenças do Senador Wellington Dias, Deputado Federal Assis Carvalho, Deputada Estadual Rejane Dias, Secretário Estadual da SEID Helder Jacobina, Secretário Estadual da SASC Francisco Guedes, gerente e sócio do Jornal O DIA Dr. Volmar Miranda,representante da Secretaria Estadual da Educação Márcia Rayca, representante do DETRAN-PI Major Castelo, Secretário Municipal de Relações Institucionais César Robério representando o Prefeito Paulo Martins, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Conceição Lima e a Supervisora de Educação Especial do município Rosélia Brito e de várias entidades co-participantes ADVIC, ADEFAC e APAE de Campo Maior.
Após a composição da mesa, deu-se a abertura Oficial da referida Conferência pelo Presidente do COMUDDE Luiz Caldas. A Conferência Magna teve como tema “Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, “Inclusão”, “Participação e Desenvolvimento, Políticas Públicas”, auferidas pelo Secretário Estadual da SElD, Helder Jacobina.
Outros eixos temáticos que foram debatidos: Atuação do “Plano Viver Sem Limite” acesso à Educação, atenção à saúde, inclusão social e acessibilidade, redes de Habilitação e Reabilitação no Estado do Piauí e as Concessões de Órteses e Próteses; Mobilidade Urbana e Investimentos.
A Deputada Rejane Dias considerada madrinha da causa no estado disse da emoção de ver a realização e quanta participação de fóruns regionais e que devem está acontecendo em todo o estado para que o governo federal possa está norteando convênios, como gestora não basta só vontade política precisamos cada vez mais de projetos para ser implementado na melhoria de vida de toda a população.
O senador Wellington Dias destacou que em nosso estado o Centro de Reabilitação teve a visita dupla dos presidentes LULA quando ex-presidente e da DILMA quando ministra. Com a implantação do “Viver Sem Limite” recém lançado pelo governo federal, temos o dever de cumprir metas. “Vamos está discutindo estratégias no senado no próximo dia 14 em audiência com o Secretário Helder Jacobina para trabalharmos projetos em duas vertentes: Entidades, geração de emprego e renda.
Texto e foto:ASCOM/PMCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário