sexta-feira, 15 de julho de 2011

Saúde realiza Plenária para conferências estadual e nacional


Foi aberta na manhã de sexta-feira (15), a Plenária Municipal de Saúde de Campo Maior. Um encontro acompanhado de várias palestras com temas diferenciados, com o objetivo de avaliar, discutir e propor novas diretrizes de políticas de saúde para o município. A abertura oficial foi feita pela secretária municipal de saúde Gercina Carvalho que agradeceu a presença de todos os representantes de classes presentes.
A secretária destacou os avanços significativos na Atenção  Básicas do município, como a cobertura vacinal, a queda a mortalidade infantil, a expansão do PSF, o atendimento em áreas complexas e outras ações. Falou ainda, dos resultados positivos da aplicação dos princípios do SUS: A Universalidade do Direito à Saúde, a Equidade e a integralidade da Atenção à Saúde e considerou o SUS como uma política pública de caráter inclusivo e a maior reforma em andamento no país.
Também usou a palavra para agradecer pela relevância do evento o médico Marco Pereira lamentando a ausência de muitos representantes de entidades da saúde, destacando a importância do evento para os avanços na saúde no município. “Este é o momento e oportunidade para as discussões onde todos deveriam está participando, porque será um dos importantes passos para a municipalização da saúde do município”, disse.
O médico falou ainda que  municipalização do município está acontecendo em um momento impar onde tendo à frete do município um prefeito jovem que trata as questões públicas de forma  à política.
Representando o prefeito Paulo Martins estava o secretário de Administração Francisco Sousa. Ele também citou a importância do evento e da preocupação do prefeito também em promover a organização do sistema de saúde de Campo Maior.
A primeira palestra foi ministrada, por volta das 10h30, pela odontóloga Marie de Freitas Portela, detalhando o tema “Política de Saúde a Seguridade Social, segundo princípios da Integridade, Universalidade e Equidade – Participação da Comunidade e Controle Social”.
Outras palestras serão sobre Gestão do SUS que acontecerão trabalhos em grupo, às 15h30, haverá apresentação dos trabalhos, votação e aprovação das diretrizes, votação para indicação de delegados a Conferencia Estadual. O encerramento está marcado para as 16h. A Plenária vai tirar pautas que serão levadas para a 14ª Conferência Nacional e Saúde que vai acontecer em Brasília no período de 30 de novembro a 04 de dezembro deste ano; e da 6ª Conferência Estadual.
Texto e foto:ASCOM/PMCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário