quinta-feira, 25 de abril de 2013
Conheci Renato Russo antes de ser Renato Russo...
Conheci, modo de dizer... Na verdade nunca tive coragem de me aproximar daquele cara bastante estranho que volta e meia cruzava comigo ou eu com ele, sendo a primeira no primeiro ano que morei pela segunda vez em Brasília, 1982, quando fiquei lá até o final do ano de 2008... Eu morava com a família, mulher e dois filhos pequenos no final da Asa Sul, 415, mais precisamente... Eu ficava ali escutando um barulho estranho que vinha da rua por volta de 8, 9 da noite e um dia eu desci do apartamento e fui seguindo o barulho até a quadra 111 sul, do outro lado do eixo, onde tinha um centro comercial com um cinema que se chamava Karim, se não me engano... Um bando de garotos na faixa dos 15 a 20 anos montava um pequeno show usando uma tomada que dava pra fora do centro comercial...Ali é considerado o embrião do chamado rock de Brasília, ali começou a tocar o pessoal que veio a formar a Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude... Eu tinha 33 anos e ficava ali meio sem graça no meio daqueles garotos, vendo aquilo e achando muito estranho não só o nome das bandas, Aborto Elétrico, Sodomitas Marcianos, Capacetes do Céu, e via aquilo como um espasmo de vida no meio daqueles blocos onde viviam burocratas que serviam ao poder ainda na ditadura... O resto é história conhecida, aqueles garotos viraram o que viraram... De longe, fui acompanhando a trajetória deles até me render ao inegável talento de caras como Renato Russo... Vi ainda há pouco na televisão uma matéria sobre um filme contando a vida de Renato, que está sendo lançado, e me lembro dos quase trinta anos que morei naquela cidade onde padeci situações de extrema dificuldades, pricipalmente depois que deixei de ser bancário e virei motorista de van, ou quando deixei a familia e caí no mundo... A voz e a música e poesia de Renato Russo foram a trilha sonora desses tempos que eu revejo sem sentir propriamente saudade... Pra mim, Renato Russo era dessas pessoas que não suportava a idéia de viverem e serem como a maioria das pessoas, por isso partiu mais cedo...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tá vendo, tá vendo. O cara é demais vive dizendo pra Deus e o mundo que foi ele que lançou o Lula a presidência da República, encima de um caminhão, em Campo Maior e agora vem com essa que era vizinho do Renato Russo em Brasília. Aí mente, esse Zambuja.
ResponderExcluirVocês estão vendo aí o que é que inveja faz na vida das pessoas...esse anônimo ai sabe que Renato Russo, quando ficava meio à deriva sem querer ir comer na casa do pai dele, me procurava ali naquele furdunço da frente da agência central do bb, pra eu levar ele pra almoçar no restaurante do banco no subsolo, a dois reais o bandeijão...e que num show lá que ele me viu na platéia um dia gritou lá de cima do palco dizendo que tava me vendo e que queria me apresentar pros fãs dele que eu era um cara de campo maior no piauí, cidade que ele um dia gostaria de conhecer...o que mais...sim, anda espalhando por aí que eu cheguei aqui contando que um dia eu tava numa parada de ônibus ali naquela pista que liga o palácio da alvorada ao palácio do planalto, na vila planalto onde eu me escondia, parou toda aquele monte de carro e batedores de motocicleta, parou o carro dele em frente à parada de ônibus onde todo mundo, inclusive eu, ficamos todos ali espantados, desceu o vidro e me perguntou: "que é que tu tá fazendo aí, rapaz, tu tem tido notícias do luis eduvirges? por que que ele nunca mais me mandou uma rapadura ou um litro de mangueira...?" subiu o vidro e mandou o carro prosseguir falando pro motorista que eu tinha lançado a candidatura dele de cima dum caminhão num dia de feira do ano de 1981, em campo maior piaui...o cara além de mentiroso fica dizendo mentiras aí e atribuindo a mim, achando que uma hora em me emputeço e pego o beco de nova pro mundo...ô raça!!!
ResponderExcluir