domingo, 25 de março de 2012

Comentários anônimos: publicar ou não publicar, eis a questão...

Pessoas fazem comentários anônimos criticando integrantes da administração pública municipal e estadual, mesmo sem ofendê-las pessoalmente (isso considerando que dizer que o cidadão é incompetente, arrogante ou prepotente, não seja ofensa pessoal, ou seja, é como a pessoa vê o outro...), e isso me deixa numa dúvida muito grande: publico ou não publico? Esses comentários, eu percebo claramente, são feitos por pessoas de alguma forma aliadas do prefeito ou do partido dele, que estão de alguma forma insatisfeito com os rumos da administração municipal e não encontram espaço para se manifestarem... Isso eu acho a pior coisa que pode acontecer a um partido político que pretenda ser diferente em suas práticas e ações, seja na forma como participa da administração pública, seja como viva a sua militância dentro do partido... Pra mim, nesse ponto o Partido dos Trabalhadores está cometendo um erro que pode lhe custar caro no futuro, para si como partido, como para seus membros que pretendem continuar sua experiência de alguma forma de poder... Eu nunca me iludi, desde que o Lula ganhou a primeira eleição presidencial, que o partido seria testado de forma definitiva tendo essa e outras experiências de poder que se seguiram, onde isso aconteceu... A experiência do poder, eu acho, é a prova maior de tudo o que se imagina ter como referência, do ponto de vista teórico, na prática... A maioria de nós, seres humanos, escorrega nessas cascas de banana... Nossos companheiros aqui não são diferentes, ou seja, são seres humanos que normalmente se atrapalham com suas experiências de poder, uns mais outros menos... Poder não é brincadeira, meus irmãos, quem vos afirma é um cidadão que teve alguma experiência de poder, como presidente da Federação de Teatro Amador do Piauí, nos anos 70, mas viveu isso como um pesadelo que só acabou no dia que se livrou dessa experiência... Mas reluto em publicar comentários anônimo quando a pessoa, a meu juízo, sem ofendê-las pessoalmente,  nomima as outros que são objetos de suas críticas, porque eu sei como é que as pessoas aqui reagem diante disso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário