quarta-feira, 11 de maio de 2011

FERNANDO MIRANDA RESPONDE ÀS CRITICAS A SUA ADMINISTRAÇÃO NO SAAE



Sobre a matéria publicada pelo portal CampoMaiorEmFoco, a respeito do balanço de dois meses da administração do vereador Fernando Miranda à frente do SAAE, ele esclarece através de sua assessoria de comunicação que: 
1)    Dizer que o problema do abastecimento de água se agravou mesmo depois que um poço que estava desativado voltou a fornecer água ao sistema peca por faltar com a verdade, é como se dizer que 2 mais 2 é três...
2)    Os problemas de abastecimento de água em Campo Maior são estruturais e não vai ser com ações pontuais que os minimizem que se resolverá o problema em seu todo, no curto prazo, isso sem falar que quando há problemas no abastecimento decorrente de falta de energia elétrica, que é comum nessa época do ano na cidade, a culpa pelos transtorno provocados por isso é atribuído injustamente ao SAAE;
3)    A administração baseada na contenção de gastos e na transparência nas contas são ações administrativas que farão o órgão se tornar adimplente perante a Eletrobrás, por exemplo, entre outros órgãos, o que pode tornar o SAAE capaz de conseguir recursos na esfera federal para investir na solução real do problema de abastecimento d’água de Campo Maior, através de investimento na substituição de rede de encanamento, ou no investimento de transposição d’água da barragem dos Corredores, ações que podem, no médio prazo, no mínimo, resolver definitivamente o problema d’água do município;
4)    Cobranças consideradas abusivas dos talões são analisadas diariamente no SAAE e quando se constata essa irregularidade, se corrige imediatamente através de vistorias que constatem alguma irregularidade no fornecimento que explique essa distorção;
5)    Existiam muitas gratificações não previstas em lei, ou seja, não havia amparo legal para serem concedidas e em função disso realmente deixaram de ser concedidas. Com relação ao pessoal, as medidas administrativas que visavam reparar os direitos dos trabalhadores foram tomadas e são: 1) promoção horizontal para todos os servidores, representando ganho real de 4% nos salários, 2) correção de adicional de insalubridade para todos os operadores de bomba e ETA, 3) pagamento de domingos e feriados para servidores, 4) garantia de todas as vantagens concedidas em administrações anteriores que atenderam dispositivos legais, 5) reajuste anual da correção pelo índice em 100% do INPC/IBFE, mais ganho real, elevado assim para 7%, 6) promoção para servidores que se mantiveram em desvio de função e que atendem os dispositivos legais nos termos do art. 24, da lei 014/94, de 23 de dezembro de 1994 e 7) estabelecimento de nova data para pagamento do salário, o dia 20 de cada mês; todas essas medidas foram tomadas tendo em vista a valorização do servidor e representam apenas o reconhecimento deles como fator de melhoria na qualidade dos serviços prestados pelo órgão;
6)    As críticas feitas pelo vereador Fernando Miranda tinham como foco a má administração das direções que lhe antecederam, pautada por desvios de recursos financeiros que tornaram a empresa deficitária e inadimplente, incapaz de conseguir junto a órgãos como Ministério das Cidades e da Saúde, via Funasa, recursos para resolver de fato os problemas de abastecimento d’água no município. As medidas administrativas que vêm sendo tomadas atendem justamente à necessidade de dar credibilidade ao órgão através do saneamento administrativo e financeiro decorrente disso, pondo o mesmo em condições de captar os recursos para resolver os problemas estruturais no médio e longo prazos.
7)    A empresa tem como provar que o volume de água que é distribuído aumentou em função da reativação do poço desativado. Se essa água não chega ás casas dos usuários, é por conta de problemas na rede de encanamento, velha de mais de cinqüenta anos, obsoleta e responsável por desperdício da ordem de 70 por cento da água que sai dos mananciais.
8)    A direção atual do SAAE insiste que buscará e achará os recursos para resolver os problemas d’água da cidade, porque administrará o órgão com seriedade, transparência e competência, e dessa forma conseguirá resolver definitivamente, no médio e longo prazo, o problema de água no município, com os investimentos que poderão ser conseguidos para esse fim.
9)    Algumas medidas administrativas de fato não resolvem em si o problema do abastecimento d’água do município, mas indiretamente podem contribuir pra isso, na medida em que mostrem aos órgãos que podem conceder recursos para investimentos na solução do problemas, que o SAAE é capaz de, bem administrado, fazer isso.
10)                      Abrir a boca para dizer simplesmente que não se fez nada para resolver os problemas é mero exercício retórico sem fundamento em fatos e parte de quem se incomoda por estarem sendo tomadas medidas simples e efetivas para resolver realmente os problemas que o órgão enfrenta. Os desmandos administrativos de gestões passadas deixaram o SAAE quase falido e inadimplente e tudo o que temos feito é colocar as coisas no caminho certo porque acreditamos que o órgão tem condições materiais, operacionais e de pessoal, de cumprir o seu papel de bem servir à comunidade campomaiorense, se administrado corretamente.

2 comentários:

  1. Este e-mail nos foi endereçado pela redação do portal CampMaiorEmFoco e publicamos aqui no blog como se fosse um comentário

    “Gostaríamos que matérias dos órgãos públicos fossem assinadas pelo jornalista responsável, como acabamos de publicar uma sobre a tabela de pagamento dos funcionários do SAAE, assinada pelos jornalistas Jonas Sousa e Edilene Mota. Se não tem assinatura, pode ser qualquer pessoa (as vezes se autorização para isso) enviando material em nome do Diretor do SAAE.

    A respeito do “Direito de Resposta” não é necessário nesses modos, primeiro que nunca nos negamos a publicar qualquer matéria enviada à nossa redação. Segundo que a matéria em questão foi publicada com base em denúncias de falta de água em alguns bairros e parte do centro que inclusive já havia sido publicada matéria idêntica no mesmo sentido.

    Quanto as argumentações, se o problema é estrutural e precisa de tempo, foi isso que a referida matéria citou ao seu final. Se é problema da Eletrobrás, isso já existe há anos em Campo Maior. Na gestão passada também existia, mesmo assim cobrava-se, com razão, a eficiência do sistema.

    O que merece atenção de quem nos enviou esse “direito de resposta” é que as ações precisam melhorar efetivamente baseado no que eram cobradas pelo então vereador. Caso contrário as cobranças irão continuar agora contra a sua pessoa, o que é natural, e como administrador público precisa-se tomar medidas para resolver.

    Basta de briguinha besta. Isso é do tempo de “defensor do povo”. Hoje o Fernando Miranda é muito ocupado, acreditamos, para ficar trocando farpas com a imprensa que é livre. Se tudo que foi colocado na matéria existe uma explicação, isso prova que nada do que foi divulgado é MENTIRA.

    Se existem rombos, roubos e irregularidades, que denunciem nos órgãos competentes e punam os culpados. Nós (imprensa e consumidor) e nem ninguém tem nada a ver com isso. O que todos querem é um serviço de qualidade e eficiente. Água na torneira, talão que se possa pagar funcionários bem pagos e trabalhando com vontade e água de qualidade. Essa foi luta de Fernando Miranda e ele estava certo. Agora é hora d’ele resolver.

    Quando precisarem divulgar algo de interesse da população, que não seja apenas autopromoção, pode nos enviar, assinado, que será publicado. Somos independentes, pois não recebemos recursos de nenhum político ou ex-político de Campo Maior ou qualquer outra cidade, por isso poderemos divulgar qualquer fato.


    O que torcemos é por uma Campo Maior cada vez melhor, mas isso não significa esconder nossos problemas. Para melhorar nossa cidade, estamos sempre à disposição.

    Grato! Redação do Campo Maior Em Foco”

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  2. Em resposta ao e-mail veiculado como comentário acima, publicamos abaixo nossa resposta a ele:

    Sr. Redator do CampoMaioremfoco,
    Para que fique claro algumas coisa sobre o material que lhe mandei agora pela manhã eu lhe diria o seguinte:
    1) não mandamos o material invocando o direito de resposta e fica obviamente ao seu critério publicá-lo ou não;
    2) o material enviado foi escrito por mim, que atualmente exerço as funções, como contratado, de assessor de comunicação desse órgão, com a aprovação do seu diretor, vereador Fernando Miranda;
    3) criticar é um direito inerente a quem usa um espaço de comunicação e não lhe desconhecemos nem a ninguém esse direito, apenas invocamos o direito de dizer que as críticas que são a nosso ver infundadas, baseadas em meras suposição, como dizemos no texto que lhe mandamos, sem base factual, são resultados de meros posicionamentos políticos que entendemos como tal, mas não levamos mais a sério do que ponto de vistas de quem não acreditamos que vá reconhecer que a atual direção do SAAE tenta fazer a coisa certa, por razões óbvias;
    4) nosso trabalho não se alimenta da intenção de fazer briguinhas que não levam a nada, e sim do desejo de fazer uma comunicação que tenha compromisso com a verdade factual, que tenha como demonstrar isso documentalmente, com ações que não deixem a menor dúvida de que nosso compromisso é com o bem público e com o interesse da coletividade;
    5) se o que senhores querem é que o SAAE faça a sua parte, trabalhando para que a água chegue abundante e de boa qualidade à torneira das casas dos campomaiorenses, viva Santo Antonio, pois é isso que buscamos diariamente e por todos os meios, certos de que existem os problemas que existem mas eles existem para serem resolvidos de forma a que todos ganhem com isso...
    6) não confundam divergências de opiniões com "trocas de farpas com a imprensa livre..." como se nossas posições que divirjam das suas caracterize que não somos a favor de que cada um se manifeste do jeito que sabe e pode e não seja criminalizado por isso...
    7) doravante mandaremos o material de divulgação das ações do SAAE que ficarão a seu critério, divulgar ou não em seu espaço...
    8) Fernando Miranda não se exime da responsabilidade de responder pelas críticas que vêm sendo feitas a sua gestão à frente do SAAE, mas espera que essas críticas sejam feitas com base em fatos que possam ser comprovadas pela opinião pública
    9) Fernando Miranda aceitou dirigir o SAAE por duas razões, entre outras, provar que o SAAE era mau administrado pelos gestores que o antecederam e mostrar que é capaz de administrar o SAAE de forma correta.
    10) no mais, nos colocamos a sua disposição para esclarecer qualquer questão relativa à administração do SAAE que seja objeto de críticas, dúvidas ou denuncias de quem quer que seja.
    Atenciosamente, Zeferino Alves Neto (ZAN)

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