sábado, 16 de abril de 2011

Dinheiro na mão é vendaval...!


'Nunca vi o dinheiro', diz garimpeiro que achou opala de R$ 1 milhão no Piauí
Segundo ele, pedra hoje está em museu na Grã-Bretanha.
Opalas extra são encontradas apenas no interior do Piauí e na Austrália.

No interior do Piauí, há cerca de 40 anos, comprar fiado era comum e nenhum negócio fechado ia além de uma anotação em uma caderneta. Foi dessa forma que Raimundo Daltro Galvão, 85 anos, conhecido como Mundote, um dos garimpeiros mais antigos da cidade de Pedro II, viu seu grande achado, uma opala extra de quase cinco quilos avaliada hoje em mais de R$ 1 milhão, ir embora para o Rio de Janeiro, sem nunca ter lhe rendido um tostão.
“Isso era comum. Ainda tenho guardado no meu cofre cheques de pessoas que compraram pedras de mim há mais de 20 anos e que nunca vi o dinheiro. Mas ainda guardo, tá lá.”
A última notícia que teve de sua pedra preciosa dava conta de que um museu britânico a expunha como parte de sua coleção. “Não quero nem mais saber daquilo também. Já passou e não interessa mais”, disse, com ares de quem pouco se importa em ter perdido tanto dinheiro. “Garimpeiro é assim. O dinheiro vem e vai. Eu tenho é fé no hoje”, ri. O interior do Piauí, onde vive Mundote, é um dos dois únicos lugares do mundo onde se encontra a opala extra  o outro é o interior da Austrália. Isso faz com que o mineral seja considerado precioso e chegue a custar três vezes mais do que o ouro. Por ano, a cidade de Pedro II vende perto de 400 quilos de joias feitas com a pedra para os mercados interno e externo.


Fonte: G1

3 comentários:

  1. Sou filho de uma pedrosegundense e fui casado com outra e conheço pessoalmente o sr. Mundote, figura das mais respeitadas da cidade...

    ResponderExcluir
  2. IRMÃO DO MEU AMIGO VICENTE DALTRO GALVÃO.

    ResponderExcluir
  3. Conheço o sr. Mundote Galvão desde quando nasci, recentemente estive em seu Museu da Roça construído na zona rural de Pedro II onde este patriarca da familia Galvão fazia escavações para garimpar a opala.


    hlima/sp

    ResponderExcluir