domingo, 28 de setembro de 2014

Brasil, um país em que as coisas costumam dar errado...

...mas que ninguém aí tá querendo desistir de viver aqui só por isso...Jorge Ben, antes de virar Jorge Benjor, dizia nuns versos que ficaram na memória que aqui era um "país tropical, abençoado por deus e bonito por natureza, mas que beleza..." e hoje, mora em Miami, nos EUA, porque sinceramente, morar no Rio de Janeiro dos dias de hoje deve ser algo eletrizante, principalmente em fevereiro, quando é carnaval e o pessoal diminui a matança pra se esbaldar no sambódromo, sem precisar ter um fusca e um violão ou uma nega chamada teresa, mas que  beleza...
Um pouco de história não faz mau a ninguem, mas o que meu amigo augusto pereira filho não desiste mesmo é de me fazer um acadêmico, tanto que já conseguiu me convencer a tentar voltar a estudar filosofia no ead da ufpi, porque abriam um polo do curso na cidade e eu apesar de muita preguiça e falta de motivação pra encarar esse tipo de coisa, fui ontem lá e quem eu reencontro depois de ficar muito puto com ele no lançamento do seu livro, falo do professor celson chaves, que, apesar de eu ter ficado na primeira fila do auditório da uespi, pra que ele me visse, me chamasse pra compor a mesa de honra e me desse a palavra pra eu falar pra um auditório cheio de meninas bonitas...eu disse pra ele, cara, você mexeu com meus brios, eu fiquei com vontade de te sacanear aqui no blog dizendo que teu livro era uma merda, etc, etc, etc...mas depois eu me lembrei que iam dizer que eu era um pobre dum fracassado invejoso que não consegue nem ser reconhecido pela academia do joão alves ou do professor assis...eu pensei cá comigo, é mesmo, não vale a pena, e apenas escrevi a crônica que tem aí embaixo falando da rua santo antonio...
Mas eu comecei dizendo que o Brasil era aquilo que tá dito ali encima, depois falei de jorge benjor e no augusto filho e no celson e volto aqui pra relembrar só em dez tópicos, meus famosos decálogos, o que acho dessa nossa terrinha maravilhosa que eu pessoalmene só acho que meu carma é imenso por deus ter me feito além de brasileiro, piauiense, rs rs rs...
1) Os caras iam pras indias e alguém disse não é melhor a gente dobrar naquela esquina de vento ali que lá é mais animado, quem sabe lá a gente ache umas índias mais no jeito e água menos ruim, comida fresca, etc...
2) Bota esse bando de índios pra trabalhar e fazer dinheiro que o pobre do rei vai gostar...
3) ...mas mata todos eles porque se nós não mata eles eles nos matam...
4) Não, é melhor buscar negros na áfrica, eles são mais fortes, mais dóceis e são vendidos a preço de banana pelos chefes tribais deles, que horror...dá pra fazer muito mais dinheiro com eles, ora se dá...
5) Os padres queriam converter os índios fazendo teatro em latim, portugues,  tupi ou guarani, mas sem mulher nua no palco porque nosso senhor não gosta disso porque é pecado e nós padre não conseguimos ficar rezando olhando praquilo, santo deus...já os curumins deixa eles do jeito que nasceram que é mais natural...
6) Um desses padre ficou conhecido como o mais famoso orador sacro cristã que o mundo conheceu, andou pelas cortes européias a serviço del rei, mas desagradava de vez em quando a santa inquisição e tinha que passar uma temporada de férias andando a pé de pernambuco pro maranhão, passando aqui pela província pra sentir o calor de nossas abrasivas instâncias...
7) em minas, uns inconfidentes resolveram desafiar a coroa em nome de idéias novas importadas da europa, tinha gente graúda na brincadeira, mas não hora de punir, puniram os miudos mesmos...
8) Napoleão consegue fazer a corte da coroa vir pra cá e um príncipe se encanta com as negrinhas e os cavalariços e diz, daqui não saio daqui ninguém me tira, só saio daqui com uma viola e um litro de tiquira, nas andanças atrás de mulher, tem um desarranjo intestinal e nas margens de um riacho, desembainha a espada e grita INDEPENDENCIA OU MORTE....
9) Um menino criança vira rei e deixa os adultos fazendo política enquanto ele aprende a ler e escrever; um dia resolve virar homem e governa o país por mais de quarenta anos e sofre dos amigos militares uma quartelada no jeito e parte pras oropas num doloroso exílio: era um homem bom e honesto e pagou por isso...
1O) Depois de tantas tentativas frustradas de fazer esse país ir pra frente, acreditar que Lula e o PT consigam fazer isso não é querer um poucos demais de deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário