quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Antonio José é dessas criaturas que eu acho que quem o conheceu é incapaz de se decepcionar com ele...

Eu volta e meia me vejo tentando "apagar" lembranças de tempos não exatamente felizes que me rondam o pensamento quando me vejo por aqui meio que jogado às traças em matéria de relacionamenos humanos que eu considere minimamente satisfatórios; tempos de bancário, de casamento, de brasília, em teresina semana passada ia andando ali pelas imediações do teatro 4 de setembro e me deparo com duas pessoas dum passado em que militava no teatro de lá e me aproximei delas e disse, teatralmente, "não consigo me livrar do meu passado...", elas riram e eu segui em frente... Teresina, quase 40 anos atrás, conheci Antonio José numa palestra de Darcy Ribeiro na Ufpi, gente que fazia teatro comigo, Zéafonso Lima, Bete Cuca, Assay Campelo, era muito chegada a ele e me aproximei dele por eles... Fiquei sabendo que tinha sido preso e torturado pela ditadura e passei a admirar o cara a partir disso, era muito inteligente e afável, ele e sua companheira de então, uma moça tão simpática quanto ele chamada Rita, que eu ainda não reencontrei por aqui... Antonio José continua sendo a mesma pessoa que eu conheci, só ficou mais velho, cabelo branco e barrigudo... O mesmo jeito professoral e afável de sempre... Quando vi o convite para o lançamento do livro dele fiquei na dúvida, vou ou não vou, vai ser palanque de candidato, até que resolvi ir e chegar depois do começo pra meio que não ser notado... cheguei, fiz fotos, ganhei do cara um livro autografado, gravei entrevista com ele e lhes digo, de militancia político vivo querendo esquecer que me envolvi com pessoas e partidos que eu não considero mais merecedor de meu convívio, mas do Antonio José, eu não quero "apagar" de minha lembrança, apesar de não ser seu amigo mais chegado, como se diz...O livro é um depoimento pessoal de sua militancia política desde que se formou em filosofia, um belíssimo painel de um tempo em que no Piauí, se pensou e sonhou e sofreu e padeceu com a idéia de mudança e revolução política em plena época em que isso era crime... vale a pena conhecer essa história, eu me orgulho de ter tido parte nela como expectador quase próximo...



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário