segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Getúlio foi o primeiro político por quem eu "torci..."

Quando eu era menino aí na faixa dos cinco pra cima, começo dos anos 50, Getúlio Vargas era o político mais popular do país...eu tinha particular apreço por ele pelo fato de que tinha uma moedinha de quinhentos réis com sua efigie e eu vivia metendo a mão no bolso de moedas da calça de meu pai pra pegar a moedinha pra comprar bombom... No dia do seu suicídio eu me lembro que a professora D. Isis, diretora do Leopoldo Pacheco, onde eu fazia um enorme esforço pra ficar quieto na sala de aulas (geralmente eu dava um jeito de ir no banheiro e meter minha cabeça na torneira da pia e me enxarcar de água e com isso ir pra casa mais cedo...), mandou suspender as aulas e reuniu todo mundo na frente do grupo e muito emocionada deu a notícia e dispensou todo mundo...Ah que alívio... Em casa meu pai com a cara amarrada, tentava ouvir a rádio nacional com as notícias sobre a morte do homem (ele era getulista convicto...).... Eu passei a partir desse episódio, a querer entender mais de política...Dr. Santana, prefeito, era udenista, Sigefredo Pacheco, era getulista, do antigo PSD... Eu simpatizava com o Dr. Santana, nem tanto com o Sigefredo, mas ficava tentando me posicionar de alguma forma naquela cena ali... Na eleição que elegeu JK, que passou por aqui e fez um rápido comício na praça Rui Barbosa, atrás da igreja de Santo Antonio, eu fiquei torcendo pro Brigadeiro Eduardo Gomes, porque Juscelino era um ilustre desconhecido... A Da. Ana Torres, que foi a parteira que me pegou e fez o parto de minha mãe em que eu nasci, botou o nome de um garoto que ela adotou, o nome de Juscelino Kubstcheck... Li muito sobre Getúlio e acho que ele pode fazer parte de uma galeria de doze personalidades de brasileiros que eu admiro e gosto de reverenciar, ou seja, Anchieta, Vieira, Zumbi, Tiradentes, Pedro I, Pedro II, Conselheiro, Mario de Andrade, Prestes, Lampião, Getúlio e Juscelino... Teve defeitos e fez ou fizeram em nome dele muita coisa ruim, mas suas qualidades superaram em muito seus defeitos como político e como pessoa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário